domingo, outubro 23, 2005

 

fotografar com flash


quando não há luz suficiente para fotografar, a decisão lógica é usar o flash. algumas câmaras avisam quando o seu uso é necessário. não há segredo no uso do flash, desde que conheça bem o seu equipamento.

reflexos - é necessário prestar atenção quando houver fundos brilhantes ou óculos na cena, pois irão produzir brilhos desagradáveis quando o flash estiver apontado directamente para eles. coloque-se em ângulo quando fotografar com fundos tais como: espelhos, vidros ou revestimentos brilhantes. peça às pessoas com óculos para virar um pouco a cabeça ou tirá-los.

reflexos vermelhos - os olhos de algumas pessoas (e dos animais) podem refletir a luz do flash com um brilho vermelho. para evitar este reflexo interno do olho, acenda todas as luzes do lugar onde se encontra - uma maior luminosidade ajudará a diminuir o tamanho da pupila. além disso, se for possível, aumente a distância entre o flash e a objetiva da câmara. em algumas câmaras é possível usar um extensor para o flash. por fim, afaste-se, nos limites permitidos pelo flash, para que os reflexos fiquem menos intensos.

faixa de distâncias - com câmaras simples, fotografe dentro dos limites de distância recomendados pela câmara e tipo de flash. com outras câmaras, a faixa de distâncias para expor correctamente é determinada pela sensibilidade do filme, (nas digitais ajusta-se a mesma sensibilidade) diafragma e eventualmente pelo modo de operação do flash.

primeiro plano superexposto - qualquer pessoa ou objecto que estiver mais próximo que o limite da faixa do flash ficará superexposto e muito claro na fotografia. componha a cena de modo que o motivo principal esteja mais próximo que todas as outras coisas, mas dentro do limite de distâncias do flash.

grupos - pessoas que estejam a diferentes distâncias da câmara recebem diferentes quantidades da luz do flash - algumas ficam muito claras, outras muito escuras. procure fazer com que todas as pessoas estejam aproximadamente à mesma distância do flash.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?