quinta-feira, outubro 20, 2005

 

fotografar o pôr do sol


fotografar o pôr-do-sol (ou o nascer) é um dos temas mais explorados na fotografia. a publicidade impressa está repleta de imagens de pessoas, animais e outras cenas que envolvm este que é um dos mais belos momentos da natureza. fotografá-lo não é tarefa muito difícil, porém exige alguns cuidados técnicos para se conseguir uma bonita foto. a beleza de um pôr-do-sol está relacionada a vários fatores, que incluem a localização geográfica, clima, época do ano, metereologia, etc.

geralmente as melhores fotografias de pôr-do-sol são obtidas com teleobjetivas acima de 200 mm. quando mais poderosa a lente, melhor o efeito conseguido. além de aproximar o sol (e aumentar seu tamanho), a tele permite encurtar as distâncias relativas entre os objetos, realçando o plano de fundo em relação aos elementos do primeiro plano.

um outro aspecto a ser abordado é o da fotometragem. para se obter uma fotometragem correta uma boa dica é medir a luz nas áreas adjacentes ao sol, ou seja, elimina-se o sol do enquadramento da foto e mede-se o céu, que deve estar amarelo ou avermelhado, pois é ele que vai dar vida e dramaticidade para a imagem.

como o sol tem uma luminosidade muito intensa, a medição feita sobre ele irá produzir uma fotometragem equivocada para este tipo de imagem. em câmeras manuais, que só possuem fotometragem geral da área do visor, basta movimentar a câmera e enquadrar o céu sem o sol. câmeras eletrônicas que possuem medição parcial (spot meter) facilitam mais o trabalho, pois pode-se medir exatamente a área do céu que se deseja que fique com a luz correta.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?